sábado, 23 de abril de 2022

Poetariado Em Carne Viva

 

POETARIADO EM CARNE VIVA!

 Seria horrivelmente interessante, levando a expressão ao pé da letra, ver poetas na rua declamando poemas em carne viva. Sem tentar depelar nenhum poeta ou escritor, e levando para o campo da poesia, a metáfora “carne viva” remete à própria função da poesia: desvelar os mistérios do mundo. Depelar o corpo da palavra, revelar seu mistério.

 Muitos não conseguem transformar seus versos em bisturis. Outros fazem dessa habilidade sua marca:

 

TROVA

 

MEU coração é tão hipócrita

que não janta

e

mais imbecil

que ainda canta:

ou

viram no ipiranga

às margens plácidas

uma bandeira arriada

num país que não levanta


 Não, esse poema não foi escrito nos tempos atuais, foi publicado há muitos anos no livro Couro Cru & Carne Viva (Damadá, 1987) escrito por Artur Gomes, o convidado do Canal do Poetariado que acontece na próxima 2ª. Feira.

 Artur Gomes é poeta, ator, videomaker e produtor de oficinas e atividades culturais. Nesse bate-papo, experimentaremos, junto com Tchello d´Barros e Ademir Assunção, seu bisturi poético.

 Acho que você não deve perder.

 Agende-se.

Clique no link:

https://youtu.be/qyCSwzGZ9lk

Bom programa!

 Cesar Augusto de Carvalho




CANAL DO POETARIADO

 Artur Gomes: fulimargens da poesia

Um poeta assumidamente marginal, mais ainda: fulinaímico. Acende a sua tocha para iluminar o mundo e povoar o idioma de poesia. Ferino, amoroso, poético, político, com bom humor, quase sempre cortante, busca dialogar com a diversidade do país e a sua própria. Multifacetado, procura inventar poesia para ser falada, poesia que deseja ser saltimbanco e música. Intertextual, conversa com dezenas de poetas, parodia, parafraseia, solta a voz e o corpo para construir a sua própria voz.

 E sempre identificando a poética com o seu território mítico, de prazeres, dionisíaco, de desregramento dos sentidos, de explosões de sonhos, com criatividade e emoção. Um poeta das margens, que sabe a alquimia de transformar o bruto dia em poesia.

 Nesta conversa estarão participando os poetas Tchello d'Barros e Ademir Assunção, poetas de grande e reconhecida trajetória. E nós, Cesar Carvalho e eu, na condução do Programa.

Até lá!

 Hamilton Faria



Fulinaíma MultiProjetos

www.centrodeartefulinaima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...